Cultura de Integridade

Instituído em 2019, o Programa de Integridade da SOLAR consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia, com o objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos. Pautado em 10 Pilares, são as bases da instituição de um sistema complexo voltado para assegurar a integridade dentro de uma organização. São eles:

  1. Comprometimento e Apoio de alta Direção
6. Due Diligence
 2. Avaliação de Riscos
7. Auditoria e Monitoramento
3. Controles Internos
8. Treinamento e Comunicação
 4. Canais de Denúncia
9. Investigações Internas
 5. Código De Ética e Políticas de Compliance
10. Diversidade e Inclusão

Contamos com diversas políticas e procedimentos, periodicamente revisados, que evoluem e se tornam cada dia mais claros e abrangentes, sendo um fator de sucesso para a organização.

Como exemplos:

  • Código de Conduta e Ética – tem por objetivo promover os valores e princípios éticos, refletir a identidade e cultura organizacionais, visando um padrão transparente de atuação de toda a Solar;
  • Manual de Compliance – tem como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento do Programa de Integridade da Solar e definir diretrizes para a atuação do time de Compliance, visando garantir o cumprimento das leis, políticas e normas internas da companhia;
  • Política Anticorrupção – estabelece diretrizes para lidar com questões relacionadas às práticas de corrupção, com o objetivo de garantir que, durante a condução dos negócios, os empregados e/ou quaisquer terceiros agindo em seu nome observem os mais elevados padrões de integridade desejados pela SOLAR;
  • Política para Transações com Partes Relacionadas – estabelece os princípios que orientam a Companhia, seus Administradores e colaboradores na celebração de Transações com Partes Relacionadas, de forma a assegurar os interesses da Companhia, alinhada à transparência nos processos, às exigências legais e às melhores práticas de Governança Corporativa;
  • Política de Segurança de Informação – tem por objetivo possibilitar o gerenciamento da segurança em uma organização, estabelecendo regras e padrões para proteção da informação. A política possibilita manter a confidencialidade, garantir que a informação não seja alterada ou perdida e permitir que a informação esteja disponível quando for necessário;
  • Política de Brindes, Presentes e Entretenimento– Estabelece diretrizes que qualquer colaborador ou representante da Solar deverá guiar sua conduta no que diz respeito ao oferecimento ou aceitação de presentes, entretenimento e hospitalidade, tais como ingressos para eventos esportivos, culturais, musicais, viagens ou alimentação, decorrentes dos seus relacionamentos profissionais ou quaisquer outros benefícios ou situações semelhantes.

 

Dentre um dos pilares de fortalecimento da Cultura de Integridade, destacamos o Canal de Denúncias. Por meio deste mecanismo, qualquer pessoa pode reportar situações de não conformidade das quais tenha conhecimento. As denúncias recebidas são avaliadas e investigadas, com garantia de confidencialidade e proteção dos denunciantes contra eventuais retaliações, uma vez que o mecanismo permite que sejam anônimas ou não.

O Canal de Denúncias da Companhia, é administrado por uma empresa independente, que é responsável por receber as denúncias, realizar uma análise prévia e encaminhar a demanda para análise detalhada da área de Auditoria Interna.

O objetivo desse mecanismo é assegurar a melhoria contínua do Programa de Integridade, garantir que as medidas cabíveis sejam tomadas e evitar novas ocorrências. Periodicamente, a SOLAR realiza treinamentos e campanhas internas para incentivar a participação de todos e favorecer a realização das denúncias.

Canal de Denúncias:

0800 591 7187 (24h por dia, 7 dias por semana)